Feira do Fumeiro de Vinhais supera expectativas

13 Fevereiro 2020

De 6 a 9 de fevereiro, os dias foram de grande festa em Vinhais com mais uma edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, que comemorou este ano a sua 40ª edição, superando todas as expectativas.
Por Vinhais, passaram, durante os quatro dias, mais de 80 mil visitantes, o que ilustra bem a importância deste certame, que contou com 70 produtores de fumeiro, mas na totalidade, foram cerca de 500 expositores que marcaram presença. Estes indicadores não resultam apenas das ações de promoção bem conseguidas, mas sim da afirmação da qualidade, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo que envolve a Feira do Fumeiro.
O esforço que tem sido feito para superar a qualidade anual do certame, reflete-se no número crescente de visitantes, que de ano para ano constituem a mais inequívoca evidência dos resultados obtidos.
Trata-se de um certame que assume grandes dimensões, apresentando novidades todos os anos, seja a melhoria dos espaços para exposição, o aumento do número de pavilhões, a maior diversidade, entre outros.
Nas palavras do Presidente da Câmara, Luís Fernandes, “o balanço é muito positivo, uma vez que a afluência foi muito grande, com os vários espaços da feira sempre repletos de gente, e o principal, os produtores escoaram grande parte dos produtos que trouxeram, o que significa que o objetivo foi atingido mais um ano.” O Edil refere ainda que “a realização deste evento é fundamental, pois, assume grande importância na economia local, mas também a nível regional”.
Quinta-feira, dia 6, entre as várias entidades presentes, destaca-se a presença de três secretários de Estado, Secretária de Estado da Valorização do Interior, Dra. Isabel Ferreira, o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Dr. Jorge Botelho e em representação do Primeiro-Ministro, o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural Dr. Nuno Russo, que deixou como garantia a alteração do estatuto da agricultura familiar, com a atribuição de benefícios a quem se quiser dedicar à atividade.
O secretário de Estado referiu ainda que certames como a Feira do Fumeiro são “fundamentais” para o sector agrícola, porque é na feira que se encontra a “parte final de todo um ciclo de produção”.
Para a Isabel Ferreira, “sempre que se introduz conhecimento em qualquer sector vamos conseguir um valor acrescentado em toda a cadeia… os produtos originais, aqueles que têm procura e valor comercial, têm que se manter, com estratégias de comercialização e internacional, e também abrir a produtos mais inovadores”.
Sexta-feira, foi o dia dedicado ao porco bísaro, com as Jornadas Técnicas dedicadas ao tema, bem como, o Concurso Nacional de Suínos da Raça Bísara, sendo esta a raça que dá origem ao maravilhoso fumeiro que é o de Vinhais.
Neste dia, marcaram presença o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa e o Secretário de Estado do Planeamento, Dr. José Mendes.
A Animação desta noite ficou a cargo de António Zambujo, Dj Ecletik e DJ Green.
Sábado, decorreu o Concurso do Melhor Salpicão, as chegas de touros, Demonstrações culinárias com produtos de Vinhais e muita animação, sendo que a noite foi animada pelo magnífico concerto dos Expensive Soul, Dj Pantaleão e DJ Tiger Lewis, numa tenda de espetáculos de grandes dimensões, mas que mostrou ser pequena para acolher todos os que queriam assistir aos espetáculos.
Domingo, a cerimónia de entrega de prémios do concurso do melhor salpicão decorreu no pavilhão do fumeiro, onde estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Dr. Antero Luís, e o Deputado Jorge Gomes, entre outras entidades civis, militares e religiosas.
De tarde, houve grande animação com o Festival Folclórico.
Durante os quatro dias de feira, foram vendidas várias toneladas de fumeiro, possibilitando a um concelho pequeno, às vezes esquecido, com muitos agricultores e produtores, usufruir neste evento de um retorno financeiro de outra forma inalcançável. O Fumeiro é considerado um dos motores mais importantes da economia do concelho, gerando um volume de negócio que atinge os 6 milhões de euros/ano, tendo à sua frente apenas a castanha, fundamental no setor económico também.
Além do fumeiro, os visitantes encontraram um espaço gourmet, tasquinhas tradicionais, maquinaria agrícola, espaço de espetáculos, exposição de animais, pavilhão de artesanato/empresas e instituições.

P3820452