Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Balcão Único do Prédio - BUPi

Capa Facebook Standard4

 

O Município de Vinhais já tem a funcionar o Balcão Único do Prédio (BUPi). Este espaço de atendimento permite identificar as suas propriedades de forma simples e gratuita e, assim, conseguir garantir a titularidade dos seus terrenos e marcar os seus limites.

O BUPi é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país.

Este projeto é financiado no âmbito de uma candidatura supramunicipal apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes – “Cadastra & Capacita TTM |Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada nas Terras de Trás-os-Montes e é comparticipada pelo FEDER.

O balcão BUPi Vinhais já abriu ao público, na Praça do Município. Funciona nos dias úteis, entre as 09h00 e as 17h00, com interrupção para almoço, através de marcação prévia pelo contacto telefónico 273 770 308.

 

  • Quem pode aderir?


    Podem aderir gratuitamente os titulares de propriedades localizadas no concelho de Vinhais. A localização de propriedades pode ser efetuada pelo interessado, via online, ou num balcão BUPi, presencialmente, com um técnico habilitado. Caso efetue a localização e identifique os limites da sua propriedade online, o processo é encaminhado para um técnico, que verificará a conformidade da informação.

  • Porque deve registar?

    • Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi.
    • Porque o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno.
    • Para ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios no nosso país.
    • Porque pode fazê-lo de forma gratuita, se apresentar a representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi, pelo período de 4 anos a contar da data de adesão do município ao BUPi.
  • Quais os documentos necessários para localizar as propriedades?


    Online

    Para identificar a localização e limites da sua propriedade online deve autenticar-se com o Cartão de Cidadão, tendo na sua posse os códigos PIN. Pode também autenticar-se com a Chave Móvel Digital (CMD), devendo ter consigo o telemóvel associado. Deve ter também a caderneta predial que contém o número das matrizes da propriedade a georreferenciar. Se já fez previamente um levantamento GPS com as coordenadas das suas propriedades, poderá carregar o ficheiro na plataforma. Caso contrário, deverá identificar a sua propriedade diretamente no mapa.

     

    Balcão de atendimento

    Ao dirigir-se a um balcão de atendimento BUPi, necessita de ter consigo o seu Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial com o número das matrizes da propriedade a georreferenciar. Alternativamente pode indicar o número da matriz e o NIF para que o Técnico possa consultar a Caderneta Predial no Portal das Finanças. Deverá saber identificar a sua propriedade no mapa.

    Se já fez previamente um levantamento topográfico clássico ou GPS com as coordenadas das suas propriedades ou possui um levantamento topográfico ou fez uma delimitação numa ferramenta de desenho sobre mapas digitais, deverá possuir o ficheiro (formato KML, dxf, Shapefile,) de modo a carregá-lo na plataforma. Caso contrário, deverá identificar a sua propriedade diretamente no mapa.

  • Quais os documentos necessários para fazer o registo das propriedades?

    Documentos que comprovam a titularidade:

    • Escritura de compra e venda ou de doação;
    • Escritura de Habilitação de herdeiros;
    • Decisão judicial que lhe atribua o direito de propriedade;
    • Lei ou outro tipo de diploma legal que lhe atribua esse direito.
    • Nos municípios com cadastro necessitará ainda da respetiva caderneta predial.

     

    • Se tem uma propriedade, mas não tem um documento que comprove que a mesma lhe pertence, pode iniciar um procedimento especial de justificação para demonstrar que vive ou explora a propriedade em condições que permitem registá-la em seu nome. Para mais informações entre em contacto com a Conservatória do Registo Predial mais perto de si.
  • Modelos de Documentos

 

Local do Balcão de AtendimentoMais informações em

Lojas nº 9 e 10
Praça do Município
5320-326 Vinhais

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira: 09h00 às 17h00 (com interrupção para almoço)

 

Devido à pandemia de Covid-19, o atendimento presencial

deverá ser efetuado sob marcação, através do telefone ou e-mail.

Telefone 273 770 308

E-mail bupi@cm-vinhais.pt

 

https://bupi.gov.pt/como-funciona

https://bupi.gov.pt/perguntas-frequentes