Campanha de vacinação da gripe vai acontecer em todas as aldeias do concelho de Vinhais

2020/10/13

Como vem sendo hábito, ocorre todos os anos uma campanha de vacinação da gripe do Serviço Nacional de Saúde, que por norma se inicia a 15 de outubro. Este ano e tendo em conta o contexto de pandemia que tem assolado o mundo, a referida campanha teve início ontem, dia 28 de setembro para as faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas.
Na segunda fase, que começará no dia 19 de outubro, estão incluídos outros grupos de risco, como pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
Por norma, as pessoas deslocavam-se ao Centro de Saúde para lhes ser administrada a vacina, no entanto, este ano, devido à COVID-19 e a todas as medidas de segurança que são exigidas, é fundamental evitar os aglomerados de pessoas. Assim, o Centro de Saúde de Vinhais em colaboração e articulação com o município de Vinhais, após uma reunião em que também marcaram presença os presidentes de junta e união de freguesias do concelho, delinearam a melhor estratégia a seguir para resolver esta situação. Como tal, vai haver uma equipa do Centro de Saúde, que irá a todas as aldeias do concelho vacinar as pessoas, evitando assim que as pessoas se desloquem ao Centro de Saúde. A Unidade Móvel de Saúde, cedida pela Câmara Municipal de Vinhais, será usada para a deslocação da equipa às aldeias e até mesmo como local para efetuar a vacinação, caso as aldeias não disponham de um local para esse efeito. De salientar que para as pessoas acima dos 65 anos ou com patologias associadas a vacina é gratuita, contudo, quem quiser fazer esta vacina e não se enquadre nessa norma, pode adquirir a vacina e deslocar-se até à equipa de enfermagem para lhe ser administrada.

Saiba mais aqui.