Campanha de vacinação da gripe vai acontecer em todas as aldeias do concelho de Vinhais

13 Outubro 2020

Como vem sendo hábito, ocorre todos os anos uma campanha de vacinação da gripe do Serviço Nacional de Saúde, que por norma se inicia a 15 de outubro. Este ano e tendo em conta o contexto de pandemia que tem assolado o mundo, a referida campanha teve início ontem, dia 28 de setembro para as faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas.
Na segunda fase, que começará no dia 19 de outubro, estão incluídos outros grupos de risco, como pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
Por norma, as pessoas deslocavam-se ao Centro de Saúde para lhes ser administrada a vacina, no entanto, este ano, devido à COVID-19 e a todas as medidas de segurança que são exigidas, é fundamental evitar os aglomerados de pessoas. Assim, o Centro de Saúde de Vinhais em colaboração e articulação com o município de Vinhais, após uma reunião em que também marcaram presença os presidentes de junta e união de freguesias do concelho, delinearam a melhor estratégia a seguir para resolver esta situação. Como tal, vai haver uma equipa do Centro de Saúde, que irá a todas as aldeias do concelho vacinar as pessoas, evitando assim que as pessoas se desloquem ao Centro de Saúde. A Unidade Móvel de Saúde, cedida pela Câmara Municipal de Vinhais, será usada para a deslocação da equipa às aldeias e até mesmo como local para efetuar a vacinação, caso as aldeias não disponham de um local para esse efeito. De salientar que para as pessoas acima dos 65 anos ou com patologias associadas a vacina é gratuita, contudo, quem quiser fazer esta vacina e não se enquadre nessa norma, pode adquirir a vacina e deslocar-se até à equipa de enfermagem para lhe ser administrada.

Saiba mais aqui.