Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município de Vinhais no combate à vespa das galhas do castanheiro

22 Maio 2025

O município de Vinhais continua a apoiar o combate à vespa das galhas do castanheiro.

Assim, a campanha de 2025 na luta biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro, teve início hoje, 22 de maio, na aldeia de Zido, onde foi realizada a primeira largada desta campanha, do “Torymus Sinensis”, o parasitoide que combate a vespa das galhas do Castanheiro.

Este investimento, assumido pelo Município, visa proteger os soutos e a produção de castanha na região, e contará este ano com um aumento de 40% nas largadas, para que possa ser coberta uma maior área de castanheiro.

O controlo da vespa da galha do castanheiro só é autorizado por meios biológicos, sendo esta a única forma de combate reconhecida legalmente.

Os proprietários que identificaram a presença desta praga têm vindo a constatar a eficácia deste método, verificando uma redução dos efeitos da praga e, consequentemente, um aumento da produção de castanha.

O Município de Vinhais, em parceria com a Arborea e o IPB, continuará a monitorizar os resultados destas largadas e a garantir os recursos necessários para esta luta, consoante a evolução da praga.