Rural Castanea-Festa da Castanha de Vinhais

05 Novembro 2021

A Rural Castanea realiza-se anualmente em Vinhais, desde 2006.
Depois de uma edição online, devido à pandemia COVID-19, a Rural Castanea regressou aos moldes habituais, para regalo de todos aqueles que gostam não só da castanha, mas de todos os produtos endógenos do concelho de Vinhais.
Assim, decorreu presencialmente, de 5 a 7 de novembro de 2021, no Parque Municipal de Exposições e Feiras de Vinhais.
A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vinhais e, conta com parceiros como: ARBOREA, PRORURIS E.M., Parque Biológico de Vinhais, ANCRAS, CNCFS, Agrupamento dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho, entre outros.
Foi um fim-de-semana de grande festa, alegria, e convívio em Vinhais.
O certame reuniu as empresas ligadas aos produtos de outono (castanha, mel, nozes, azeite, vinho...). Contou com muita animação, Magusto permanente no Maior Assador de Castanhas do Mundo, Jornadas Técnicas, Chegas de Touros de Raça Mirandesa, Demonstrações Equestres, Concursos, entre outras atividades.
A abertura do certame aconteceu no dia 5, às 11h30, sendo que a Cerimónia Oficial de Inauguração aconteceu ao fim da tarde, no Pavilhão Multiusos. Entre muitos convidados que marcarão presença, destacamos o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho e o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que presidiu à cerimónia.
Com um programa vasto, podemos destacar no cartaz do evento, a Montaria ao Javali, o Programa da RTP “Aqui Portugal”, Demonstrações de Culinária (Doçaria com Castanha, Micologia na Cozinha e A Castanha na Doçaria) e o Percurso Pedestre “Rota dos Soutos”.
A animação musical noturna também foi um dos pontos altos do evento, com “Duo Latino”, “Dj Ecletik”, “Zé Amaro” e “Dj FGarcia”.

CASTANHAS (1)

A CASTANHA DE VINHAIS
E se o fumeiro é o rei de Vinhais, a castanha é a rainha. Este fruto assume um papel muito relevante na economia do concelho, projetando o seu nome a uma dimensão nacional e até internacional.
O concelho de Vinhais é o maior produtor nacional de castanha, produzindo uma média anual de 15 mil toneladas, movimentando cerca de 15 milhões de euros. A nossa castanha apresenta não só quantidade, mas também qualidade e variedade. Os tipos de castanha e as suas características estiveram também em exposição para que todos os possam conhecer e enriquecer os seus conhecimentos.

252463247_2637673216541091_5597887449755209162_n

O MAIOR ASSADOR DE CASTANHAS DO MUNDO
Desde 2007 que Vinhais detém o record para o Maior Assador de Castanhas do Mundo, inscrito no Guiness World Records, e que pode assar até uma tonelada de castanhas de uma só vez.
Durante os três dias de festa, são muitos os quilos de castanhas que são assadas neste assador para deliciar os visitantes. Todas as pessoas podem comer castanhas sem qualquer custo durante os vários magustos que vão acontecendo, participando assim, nesta grande festa.
Em parceria com a Rádio Brigantia, durante a tarde de domingo, no dia 7 de novembro de 2021, tem lugar o Magustão da “Família do Tio João”. O famoso locutor de rádio faz questão de juntar a sua “familiazinha” à volta do Maior Assador de Castanhas do Mundo em Vinhais. Ali estiveram presentes vários artistas da região, tendo também decorrido os concursos “Os Comilões de Castanha” e “Apanha de Castanha”, que geram momentos de grande diversão.