Município de Vinhais já está a pagar os Apoios que resultam do Programa de Emergência Municipal

05 Março 2021

Em dezembro de 2020, foi anunciado pela autarquia de Vinhais por despacho do presidente da camara, a criação de um Programa de Emergência Municipal de apoio às Famílias, Instituições Sociais e Empresas Locais, de natureza excecional e temporário, que visa apoiar as famílias, o tecido empresarial e as instituições sociais do concelho de Vinhais.
A situação excecional que o país continua a atravessar, relativamente à situação epidemiológica do novo Coronavírus, tem exigido que sejam tomadas iniciativas, tendo em vista a aplicação de medidas extraordinárias de apoio à comunidade local, em concertação com as demais respostas locais já existentes.
O Programa de Emergência Municipal de apoio às Famílias, Instituições Sociais e Empresas Locais prevê a implementação de medidas, de caráter social e financeiro, que serão permanentemente objeto de avaliação, de modo a assegurar a sua adequação à situação do Município de Vinhais.
Os incentivos financeiros que resultaram das candidaturas a este programa já estão a ser pagos hoje, dia 5 de março de 2021. De salientar que foram abrangidas 50 empresas, com apoios que podem ir até aos 1500 euros cada uma, num total de apoio de 40 mil euros. Ao longo deste ano, marcado pela Covid-19, com consequências negativas a diferentes níveis, têm sido tomadas medidas pelo executivo atendendo às reais necessidades da população vinhaense, não só no âmbito da saúde pública, como em termos económicos e sociais, medidas que têm sido revistas em função da evolução da pandemia, e que têm como objetivo minorar os efeitos do COVID-19.
O Programa de Emergência Municipal foi dotado de uma verba orçamental que em virtude de sucessivas prorrogações do Estado de Emergência, situações especiais e excecionais, poderá ser reavaliado em caso de necessidade.