Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Assembleia de Vinhais aprova moção que exige Internet em todos os locais do Concelho de Vinhais

Internet 1 720 2500
04 Março 2021

A pandemia do COVID-19 trouxe constrangimentos a vários níveis que têm dificultado e muito o quotidiano das pessoas. São já vários os Estados de Emergência decretados ao longo deste último ano, tendo em vista o confinamento quase geral, de modo a ser possível diminuir consideravelmente os números drásticos que resultam deste vírus mortal.

O ano de 2021 começou da pior forma, com a situação epidemiológica a piorar diariamente, o que obrigou o Governo a estabelecer medidas excecionais e temporárias, entre as quais nas atividades letivas e não letivas, como o encerramento das escolas.

Esta situação veio trazer problemas que já haviam surgido no ano passado, sendo que muitos deles não foram ainda resolvidos, como o acesso à internet que em muitos locais é reduzido ou mesmo inexistente, como acontece no concelho de Vinhais.

A internet é uma ferramenta fundamental hoje em dia, que serve para nos ligar em rede uns aos outros e ao mundo, não esquecendo que tem sido utilizada no ensino à distância e até por muitas pessoas que estão em teletrabalho.Não podemos permitir que os alunos do concelho sejam prejudicados como tem acontecido devido às falhas na internet, mesmo sabendo que o poder autárquico tem feito tudo que lhe é possível para colmatar estas deficiências, manifestando-se junto das entidades competentes (CIM, ANACOM, Ministério da Educação, Secretaria de Estado das Comunicações), nada foi feito para suprir estas assimetrias.

A Assembleia Municipal aprovou assim uma proposta para exigir que no concelho de Vinhais, quer os alunos quer todas as pessoas que aqui residem tenham as mesmas oportunidades que vivem noutras regiões.

Deste modo, justifica-se que a instalação da nova Rede 5G se inicie por estes territórios.

A moção foi aprovada por unanimidade.