Cerimónia de Abertura Oficial da Rural Castanea - Vinhais

25 Outubro 2019

A abertura oficial da XIV Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais decorreu na sexta-feira, 25 de outubro de 2019, pelas 18h00, com a presença de Eng.ª Carla Alves, Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Dr. Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal (CM) de Vinhais, Dr. Paulo Xavier, Vice-Presidente da CM de Bragança, Dr. Benjamim Rodrigues, Presidente da CM de Macedo de Cavaleiros, Dr. António Simões, Vice-Presidente da CM de Alfandega da Fé, Dr. Jorge Fidalgo, Presidente da CM de Vimioso, Eng. Fernando Barros, Presidente da CM de Vila Flor, Presidentes de Junta e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais, Presidente da Assembleia Municipal de Vinhais, entre outras entidades civis, militares e religiosas.

Luís Fernandes agradeceu a presença das várias entidades, aos produtores de castanha do concelho de Vinhais por serem a “alma da Feira”, destacou o trabalho realizado pelas Juntas de Freguesia e felicitou a Senhora Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte “pelo seu trabalho, pela dedicação e pelo empenho que teve para fazer da Rural Castanea, um certame com este sucesso e contribuiu para fazer de Vinhais, a verdadeira, Capital da Castanha”.

Sendo a castanha um dos motores económicos do concelho de Vinhais, existe a necessidade de investir neste setor e combater vários problemas que afetam os soutos, derivados, em grande parte, pelas alterações climáticas. Desta forma, a Câmara Municipal de Vinhais, submeteu uma candidatura para a “Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos”. Esta, tem um valor de 1 milhão de euros, com financiamento de 90% e o município assegurará os 10% respetivos, anunciou o autarca.

Por sua vez, Carla Alves felicitou a Câmara Municipal pela organização deste evento, defendendo que é uma feira que merece a sua continuidade, por ser um certame do mundo rural. “São três dias de atividades ligadas ao mundo rural, à gastronomia, ao setor da castanha, mas também às colheitas de outono, frutos secos e Jornadas Técnicas, onde são abordadas questões muito importantes ligadas ao castanheiro”, defendeu. Deixou a garantia que a DRAPN continuará a apoiar os produtores de castanha do concelho de Vinhais, no combate às doenças e pragas do castanheiro, tanto a nível financeiro como técnico.

Assim, terá início este certame que além de uma feira é uma festa. É mais uma edição que promete ser inovadora, valorizando ainda mais o setor da castanha e dos produtos transmontanos.