Vinhais investe 15 mil euros no Programa de Desfibrilhação Automática Externa

31 Agosto 2022

A primeira causa de morte no mundo Ocidental é a doença cardiovascular, pelo menos 40% são vítimas de morte súbita cardíaca, antes de chegarem ao hospital e em cada ano morrem mais de 700 000 adultos na Europa.

Por este motivo, é necessário ter, nos espaços públicos, de lazer e desportivos, elementos devidamente formados/treinados, que em caso de paragem cardiorespiratória, saibam iniciar Suporte Básico de Vida (SBV) e providenciar Desfibrilhação Automática Externa (DAE) em poucos minutos, e ativando o 112.

Assim, a Câmara Municipal de Vinhais implementou o Programa de Desfibrilhação Automática Externa, licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num investimento de cerca de 15 mil euros, com a aquisição de seis equipamentos e a formação de 40 colaboradores.

Os equipamentos, devidamente licenciados, já foram instalados no edifício da Câmara Municipal de Vinhais e Armazém, Estádio Municipal, Complexo Desportivo das Piscinas Cobertas, Centro Cultural e Parque Biológico de Vinhais.

De salientar que em cada uma destas instalações existe, pelo menos, um técnico dotado de formação em Suporte Básico de Vida – DAE, acreditado pelo INEM.

Com a implementação deste programa pretende-se criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de uma paragem cardiorrespiratória.