𝗪𝗼𝗿𝗸𝘀𝗵𝗼𝗽: 𝗥𝗲𝗰𝘂𝗽𝗲𝗿𝗮çã𝗼 𝗲 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲çã𝗼 𝗱𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗴𝗮𝗿𝗶𝘁𝗶𝗳𝗲𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗴𝗮𝗿𝗶𝘁𝗶𝗳𝗲𝗿𝗮

13 Novembro 2021

O Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais recebeu hoje, dia 13 de novembro, o 𝗪𝗼𝗿𝗸𝘀𝗵𝗼𝗽: 𝗥𝗲𝗰𝘂𝗽𝗲𝗿𝗮çã𝗼 𝗲 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲çã𝗼 𝗱𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗴𝗮𝗿𝗶𝘁𝗶𝗳𝗲𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗴𝗮𝗿𝗶𝘁𝗶𝗳𝗲𝗿𝗮 (Mexilhão-do-rio).
Este bivalve é uma espécie ameaçada a nível nacional e mundial e que assume um papel fundamental na purificação da água, podendo filtrar até 50 litros por dia. São animais sedentários e filtradores que vivem enterrados no substrato. As larvas parasitam peixes da família Salmonidae como a truta e o salmão, fixando-se às suas brânquias até atingirem o estado de juvenil, altura em que se libertam do hospedeiro. Apresentam grande longevidade, podendo no nosso país atingir os 60 anos.
Ocorre em rios oligotróficos, límpidos e pouco calcários, com águas bem oxigenadas, como é caso dos rios de Vinhais, concelho onde existe ainda em grande quantidade e tendo em conta a sua importância está a ser estudada e preparada a sua preservação.
Sessão de abertura:
Luís Fernandes-Presidente da Câmara Municipal de Vinhais
Paula Nunes da Silva -Quercus
Sandra Sarmento-Diretora Regional Norte do ICNF
14.30 - 14.50 - Amílcar Teixeira - IPB
Projeto POSEUR: Medidas de conservação orientadas para o mexilhão-de-rio (Margaritifera margaritifera) e o hospedeiro
truta-de-rio (Salmo trutta)
14.50 – 15.10 - Bruno Moreira – Modal Creativity
Ações desenvolvidas no Plano de Comunicação
do Projeto POSEUR
15.10 – 15.30 - Paula Nunes da Silva
Desafios das ONGA na conservação da natureza