110º Aniversário da Primeira Incursão Monárquica Homenagem a Paiva Couceiro

26 Outubro 2021

110º Aniversário da Primeira Incursão Monárquica
Homenagem a Paiva Couceiro

No passado dia 23 de Outubro realizou-se, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, uma homenagem ao Comandante Henrique Paiva Couceiro, promovida pela Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais.
A sessão de abertura foi presidida pela Sr.ª D. Rosa Morais Sarmento de Campos, presidente da Real Associação de TMAD, com a presença do SAR D. Afonso de Bragança, que representou a Casa Real, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Dr. Luís Fernandes, que fez a sessão de boas vindas e o Professor Doutor Pedro Vilas Boas Tavares.
Nesta homenagem destacamos a presença da presidente da Causa Real, Srª. D. Teresa Côrte Real, bem como a Sr.ª D. Isabel Rougier Teixeira Duarte, bisneta de Paiva Couceiro.
No primeiro painel os presentes assistiram a uma eloquente comunicação por parte do Professor Doutor Pedro Tavares, através da qual evocou Paiva Couceiro com enfoque na atualidade do seu exemplo moral. Nesta comunicação, o Professor Pedro Tavares realçou o carater de um homem de grandes causas, um estratega e um homem de ação fiel às suas convicções. Terminou a sua comunicação lançando o repto para que esta homenagem a Paiva Couceiro e à sua 1.ª Incursão Monárquica, afirme Vinhais, não só como um episódio político da nossa história, mas como um marco simbólico de reencontro com os mais altos valores preconizados por Paiva Couceiro e que ele próprio definiu como a essência da “arte de ser português” e que são os valores humanistas, cristãos e de paz universal.
No segundo Painel a Dr.ª Isabel Bourgier bisneta de Paiva Couceiro, apresentou em diapositivo, apontamentos fotográficos e testemunhos daqueles que estiveram mais próximos de Paiva Couceiro, familiares, amigos e companheiros de luta.
João Azenha da Rocha, Vice-presidente da Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro, terminou o segundo painel com uma dissertação sobre as Guerrilhas de Basto na 2.ª Incursão Monárquica na qual expõe e documenta as violências persecutórias e anti-democráticas que se seguiram a Outubro de 1910, focando-se particularmente na questão religiosa.
No final, foi convidado ao palco, pela Sr.ª D. Rosa Morais Sarmento, o Dr. Roberto Afonso, autor da obra “ Vinhais no 1.º Aniversário da República: Primeira Incursão Monárquica (1911)” obra que, a par de outros estudos já publicados pelo autos, constitui um contributo importante para história de vinhais.
Seguiu-se, no final da tarde, uma Missa realizada na Igreja de N. ª Sr ª da Encarnação, presidida pelo Padre Luís Morais e à qual assistiram todos os convidados.
Esta homenagem foi complementada através de uma exposição baseada em documentos e fotografias partilhados pela Dr.ª Isabel Rougier e ainda enriquecida por um conjunto de bibliografia do acervo particular do Dr. Roberto Afonso, bem como pela bandeira monárquica, original, segundo se crê, que terá sido hasteada por Paiva Couceiro, nos Paços do Município em Vinhais, em Outubro de 1911.
Esta exposição encontra-se patente ao público, no foyer superior do Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, até 30 de Novembro.