CÂMARA MUNICIPAL DE VINHAIS SUBSCREVE MOÇÃO CONTRA ENCERRAMENTO DO BALCÃO DO BPI EM VINHAIS

21 Junho 2021

O poder autárquico recebeu, com surpresa e indignação, no passado dia 14 de junho, a notícia do encerramento do Balcão do Banco Português de Investimento (BPI) em Vinhais.
Face a esta informação, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes, de imediato, encetou as medidas necessárias para reverter esta posição, quer junto da Administração do Banco BPI, S.A., quer junto CIM-TTM – Terras de Trás-os-Montes, manifestando repúdio pelo encerramento deste Balcão e preocupação pela perda de um serviço considerado elementar para a população do concelho de Vinhais.
No que concerne aos representantes do Banco BPI não obteve qualquer resposta, o que não se verificou por parte da CIM-TTM, tendo manifestado a sua total preocupação e solidariedade para com o Município de Vinhais e a sua população, através de um subscrito que enviou para o Banco de Portugal, respetivos Ministérios e Administrador do Banco BPI.
O encerramento deste Balcão, preparado às escondidas da população e dos órgãos de poder local é um ataque ao desenvolvimento económico do concelho de Vinhais e, em particular, um desrespeito pelos direitos dos clientes deste Balcão, dos seus trabalhadores que perderão os seus postos de trabalho e de todos os cidadãos do concelho de Vinhais, em geral.
Este encerramento acarretará dificuldades acrescidas aos cidadãos com menos recursos, sem transporte próprio e com maiores dificuldades de mobilidade, como é o caso dos idosos e pensionistas.
Deste encerramento resultarão, também, prejuízos e dificuldades para o desenvolvimento da atividade mercantil, que os comerciantes e as pequenas e médias empresas desenvolvem, a nível local e regional.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Vinhais subscreveu uma moção contra o encerramento do Balcão do BPI em Vinhais, manifestando a sua oposição e repúdio contra este encerramento, bem como a solidariedade com a população do concelho de Vinhais, em defesa dos seus direitos e da manutenção e prestação deste serviço pela referida instituição bancária.