Município de Vinhais aprova Regulamento para apoiar os criadores de Porco Bísaro e Produtores do Fumeiro de Vinhais IGP do Concelho de Vinhais

19 Abril 2021

O porco bísaro é uma raça autóctone de suínos, predominante na zona norte do país, cuja carne é a matéria-prima para o fabrico do maravilhoso fumeiro de Vinhais. Tendo em conta a elevada importância que o fumeiro tem na economia do concelho de Vinhais, a Câmara Municipal de Vinhais aprovou em Reunião desse Órgão Executivo, um Regulamento Municipal de Apoio aos Criadores de Porco Bísaro e Produtores de Fumeiro de Vinhais IGP.
Este Regulamento consagra apoios financeiros para auxiliar e incentivar os criadores de porco bísaro e os produtores de fumeiro de Vinhais IGP a aumentar o efetivo do porco bísaro e a certificação dos produtos IGP.
Desta forma, serão contemplados diferentes incentivos como: Apoio aos criadores do Porco Bísaro, Apoio à Certificação de Fumeiro de Vinhais, Apoio no Abate e Apoio na Consultoria e Elaboração de Projetos. Estima-se que o investimento da autarquia neste tipo de apoios ronde os 50 mil euros anuais.
Os apoios atribuídos serão efetivados através de um voucher para ser utilizado no comércio local, (comércios aderentes do concelho de Vinhais), sendo esta mais uma forma de apoiar e promover o comércio local, a juntar a todas as que já existem.