37ª Feira do Fumeiro de Vinhais apresentada no Porto Welcome Center

27 Janeiro 2017

A 37ª Feira do Fumeiro de Vinhais foi apresentada hoje, 27 de janeiro de 2017, à comunicação social do Porto, durante a iniciativa do Turismo Porto e Norte “Trás-os-Montes no Porto Welcome Center”.

Américo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, frisou a importância da feira do fumeiro e destes produtos no contexto regional e nacional, referindo que o certame “é já um grande acontecimento no que diz respeito à gastronomia e aos enchidos, não só no norte do país mas também no resto do território”. O autarca frisou ainda que o fumeiro e a raça bísara estão a tomar proporções fortes de tal maneira que, durante a Feira do Fumeiro, no dia 10 de fevereiro, vai-se constituir o agrupamento de produtores de carne de suínos bísaros. Este surge “devido à grande procura destes produtos, o que significa que a estratégia está no bom caminho”, afirmou o edil.

A coordenadora do certame, Carla Alves, destacou as novidades da edição deste ano, como “aumentar o consumo de fumeiro e quebrar a sazonalidade” com a exibição de outras formas de consumir fumeiro. Estas receitas, inovadoras e fáceis de realizar vão ser apresentadas durante os quatro dias do certame em vários showcookings.

O almoço de degustação do fumeiro certificado de Vinhais ficou a cargo do Chef Marco Gomes que preparou: fumeiro assado, cascas com butelo e carne de porco bísaro.