Projeto da Ginástica Sénior implementado no concelho de Vinhais

15 Novembro 2023

Com o objetivo de possibilitar que a população sénior do concelho de Vinhais continue fisicamente ativa, permitindo um envelhecimento saudável, o combate ao isolamento e a melhoria da qualidade de vida e da autoestima da população, teve início este projeto de ginástica sénior no concelho de Vinhais.

Assim, em 17 aldeias do concelho decorrem aulas gratuitas, sob orientação de professores especializados em desporto do município de Vinhais, uma vez por semana. Este projeto permite a todos aqueles que se inscrevem usufruir de uma atividade tão fundamental ao nível da saúde física e mental, e tem sido realizada em parceria com as Juntas de Freguesia, sendo que o objetivo é alargar esta iniciativa a todas as 26 freguesias do concelho. O número de participantes atinge já cerca de 200 pessoas, que semanalmente acabam não só por praticar atividade física adequada à faixa etária, e também muito importante a conviver, partilhar e desfrutar de momentos de união, combatendo desta forma aquele que é um dos problemas destes territórios, o isolamento das pessoas.

É também isto que o município quer evitar com este projeto, que pode e vai ser alargado e melhorado.