Município de Vinhais já iniciou o tratamento do cancro do castanheiro no concelho de Vinhais

11 Julho 2023

Aconteceu ontem, dia 10 de julho, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, uma sessão de esclarecimento sobre tratamento do cancro do castanheiro no concelho de Vinhais.

Esta ação resulta da candidatura do Município de Vinhais à Medida 8.1.3 do PDR2020, com vista ao início da aplicação do tratamento nos soutos do nosso Concelho.

Esta candidatura prevê que seja feito o Tratamento Contra o Cancro do Castanheiro, por hipovirulência baseado em DICTIS, um agente de controlo biológico formulado no laboratório do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que foi autorizado para aplicação no terreno pela autoridade nacional (DGAV), cuja aplicação será feita pelo (IPB).

A aquisição deste serviço por parte do município ao IPB, resulta de um concurso público pelo valor de setecentos e setenta e um mil novecentos e cinquenta e dois euros (771.952,00 €) + IVA.

Na abertura da sessão esteve Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais e Pedro Bastos, Diretor da Escola Superior Agrária de Bragança.

A explicar todo o processo do tratamento do Cancro do Castanheiro esteve Abel Pereira, Presidente da Arbórea e Eugénia Gouveia, professora do IPB e responsável pela implementação do programa que combate esta doença do castanheiro.

O processo de tratamento do Cancro do Castanheiro resulta de um estudo exaustivo do concelho de Vinhais, onde se sabe que existe uma área de plantação de 7630 hectares, em que 45779 castanheiros vão ser tratados. A escolha dos locais e dos castanheiros a tratar decorre desse mesmo estudo, sem qualquer responsabilidade do município.

De salientar que no fim da sessão, tiveram início os trabalhos de tratamento do cancro do castanheiro, ontem na freguesia de Sobreiró de Baixo e Alvaredos.

Este é mais um dos muitos apoios que o município dá aos agricultores, a um setor vital para a economia e desenvolvimento do nosso concelho.

5Z3A9980

5Z3A9984