XV Encontro de Gerações

02 Julho 2023

O Encontro que reúne as gerações do concelho de Vinhais, aconteceu hoje, dia 2 de julho de 2023, no Recinto do Santo António em Vinhais.

Neste dia, que já acontece há quase duas décadas, os vinhaenses residentes e não residentes no concelho, encontram-se para confraternizar e passar um dia diferente, numa grande festa, onde a animação é garantida.

Este ano foi mais uma vez marcado pelo sucesso, com um dia de sol convidativo e onde marcaram presença mais de três mil pessoas, passando até o número de inscritos, o que diz muito sobre o que este evento significa para a população.

O encontro de hoje, fica também marcado pela presença de Sua Excelência Reverendíssima Dom Nuno Almeida, recentemente nomeado Bispo da Diocese Bragança-Miranda e que teve o seu primeiro ato público nessa função, hoje, em Vinhais, fazendo-se acompanhar por Dom António Montes Moreira, Bispo Emérito da Diocese Bragança-Miranda. Na celebração da missa estiveram também o Padre Luís Morais, o Padre Paulo Pimparel, o Padre Francisco Ferreira e o Padre Judas Tadeu.

Num gesto simbólico, foram oferecidas lembranças ao Padre Ferreira, por tudo o que fez e todo o trabalho desenvolvido no concelho de Vinhais. Também Dom Nuno Almeida e Dom António Montes foram agraciados com uma lembrança do Município de Vinhais, de Boas-Vindas e de agradecimento, respetivamente.

Depois do almoço convívio, a tarde foi de grande animação, ao som das Concertinas de Vinhais, Gaiteiros de Zido e Quina Barreiros.

Esta festa só é possível devido ao trabalho, empenho e dedicação da Câmara Municipal de Vinhais, das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais e da CLDS-4G ESPAV, que contaram com a colaboração da GNR, do Centro de Saúde, dos Bombeiros Voluntários de Vinhais e a Cruz Vermelha Delegação de Vinhais.