Cultura para todos em Vinhais

22 Dezembro 2022

Cultura para todos em Vinhais
Ação 1 – Conceção, produção e dinamização do Projeto Artístico de Inclusão Social pela Cultura na área do Teatro e Artes Performativas

“Cultura para Todos em Vinhais” é um projeto apoiado pelo Programa Norte 2020, Fundo Social Europeu. Foca-se na promoção de iniciativas de inclusão social através da dinamização de práticas artísticas e culturais que promovam a intergeracionalidade entre jovens e idosos, bem como a inclusão de grupos excluídos (desempregados de longa duração e portadores de deficiência). A ação 1 – Inclusão Social pela Cultura na área do Teatro e Artes Performativas, promove processos artísticos criativos materializados em oficinas temáticas inspiradas nas tradições locais e abertas à participação comunitária local. A Câmara Municipal de Vinhais pretende, assim, através da presente operação, desenvolver um plano integrado que lhe permita criar âncoras que promovam a intergeracionalidade e a inclusão de grupos socialmente desfavorecidos no processo de revitalização cultural, potenciando o aproveitamento das oportunidades decorrentes do atual quadro comunitário de apoio.
Numa coprodução com a comunidade local e o grupo de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste foi apresentada no passado dia 20 de Dezembro, no Auditório do Centro Cultural Solar dos Condes em Vinhais, a peça “História de uma Boneca Abandonada”.
Todos os participantes, 19 no total, abrangendo diversas faixas etárias (dos 6 aos 86 anos), são pessoas que se encaixam no público-alvo do projeto.
O espetáculo é uma adaptação da fábula de Alfonso Sastre, um dramaturgo elementar na história do teatro espanhol, a adaptação e encenação ficou a cargo de Débora Ribeiro que teve o cuidado de promover o uso de linguagem acessível e de criar coreografias dinâmicas e ritmadas, teve como diretor artístico David Carvalho.
É uma peça que tem como principal objetivo promover a arte como meio de inclusão e luta contra a discriminação social.

Mais informação: