Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Regulamentos de Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Jovem aprovados

Brasao n 1 720 800
2022/08/09

A Câmara Municipal de Vinhais aprovou por proposta do Presidente deste órgão, o Regulamento para o Orçamento Participativo, bem como o Orçamento Participativo Jovem.
O Orçamento Participativo é um mecanismo que promove a cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para o Concelho.
A adoção do Orçamento Participativo é sustentada pelos valores da democracia participativa constantes nos artigos 2.º e 48.º da Constituição da República Portuguesa.
O Orçamento Participativo Jovem vem promover a participação plural dos jovens do concelho de Vinhais na escolha e definição de políticas públicas, permitindo aos jovens um maior envolvimento democrático, de forma construtiva e participada na comunidade, através da criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre a região onde estão inseridos.
Foi também aprovada a proposta de criação do Conselho Municipal de Juventude.
Esta proposta é feita no seguimento da aplicação da política de juventude do executivo municipal que reconhece a importância do papel dos jovens no desenvolvimento de uma sociedade mais próxima dos cidadãos onde a participação destes deve ser efetiva.