O 25 de abril é Liberdade, O 25 de abril é Paz

2022/04/25

O 25 de abril é Liberdade

O 25 de abril é Paz

Nestas duas frases estão aquelas que são duas das maiores conquistas do 25 de abril. Todos nós, vendo aquilo que se passa no mundo, mas principalmente na Ucrânia, percebemos o valor, percebemos o quanto é bom viver em liberdade e viver em paz.

Por isso, temos uma dívida de gratidão para quem tudo fez para que Portugal atingisse nesta noite de 24 para 25 de abril de 1974, a conquista daqueles que são os valores mais importantes para qualquer ser humano, os valores da liberdade, da igualdade, da justiça, da paz.

Quando vemos o que se passa à nossa volta, quando vemos imagens que nos deixam também a nós completamente arrasados, destruídos, percebemos ainda melhor que os valores, as conquistas de abril, serão sempre as melhores conquistas que Portugal já teve, serão sempre os valores que nos conduzirão a uma vida ainda melhor.

Salgueiro Maia (considerado o verdadeiro herói do 25 de abril) respondeu de forma simples e clara quando questionado sobre o motivo por que tinha feito o 25 de abril, dizendo que foi para ajudar e melhorar a vida das pessoas. Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser refletidas, quer nessas pessoas simples como era Salgueiro Maia, como na simples palavra que é a liberdade. Simples mas de muita responsabilidade.

Assim, a mensagem que quero partilhar com todas e com todos os vinhaenses é que saibamos também nós fazer dos valores de abril, os nossos valores e que estes nos permitam continuar a viver com aquilo que é verdadeiramente fundamental para qualquer ser humano, ter Paz.

Dizia o Papa Francisco que a Liberdade e a paz serão sempre o melhor caminho, o único caminho para construir um futuro melhor.

Que o futuro de cada uma e cada um de vós seja sempre isso, melhor!

O Presidente da Câmara Municipal,

Luís dos Santos Fernandes