“Ser Mulher no Séc. XXI”

2022/03/06

O Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais recebeu durante a tarde de hoje, 6 de março de 2022, a mesa-redonda “Ser Mulher no Séc. XXI”, dinamizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher (comemorado anualmente a 8 de março), organizado pela empresa Esfera Similar com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais.
Martinho Martins e Artur Marques, Vice-Presidente e Vereador da Autarquia, estiveram presentes e deram as boas-vindas às convidadas: Isabel Ferreira, Professora Doutora e Secretária de Estado da Valorização do Interior, Teresa Fernandes, Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Bragança (NAV) e Alice Garcia, Assistente Social e Presidente da Associação de Jovens "+ Vinhais". Esteve ainda presente, por vídeo, a vinhaense Cidália Fernandes, campeã do mundo em Trap 5. A moderar o debate esteve Helena Barreira.
De seguida foi transmitido o filme "Listen", da realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa, que é baseado num caso real. A história de Bela e Jota que, nos subúrbios de Londres enfrentam sérias dificuldades quando os Serviços Sociais levantam suspeitas sobre a segurança dos seus 3 filhos. O filme conquistou 4 prémios no Festival de Veneza e tem, também, afirmado a realizadora numa área do cinema que, regra geral, continua maioritariamente reservada ao sexo masculino.