Programa Municipal de Incentivo às Famílias atribuiu 51 mil euros

2022/01/17

No ano de 2021 o Município de Vinhais atribuiu 51 mil euros às famílias através do programa municipal de incentivo às famílias, que conjuga duas vertentes: a natalidade e a escolaridade.

Este programa atribui um subsídio de mil euros por cada nascimento e uma verba de trezentos euros anuais a todos as crianças do concelho, até entrarem no 1º ciclo, desde que o façam nas escolas deste concelho.

A autarquia criou este apoio inédito, com objetivos claros como: o apoio à natalidade, a fixação das famílias no concelho e o auxílio nas despesas das famílias. A ajuda atribuída a cada criança que frequentar o 1º ciclo de escolaridade no concelho, também leva a que não haja perda de alunos no concelho.

Este programa apoia ainda o comércio local, uma vez que os valores atribuídos têm que ser gastos no comércio do concelho, sendo esta, mais uma forma de dinamizar a economia local.

O valor total atribuído de 51 mil euros contempla 24.000€ para os nascimentos e 27.000€ para as 90 crianças do concelho que receberam os 300 euros.