Município de Vinhais reivindica melhores condições para comunicações móveis

2021/11/03

A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) apresentou no dia 3 de novembro em Vinhais, os resultados da aferição da qualidade de serviço das redes móveis no concelho.
Estiveram presentes na mesa da conferência, o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, Engenheiro Luís Roque Pedro, diretor da ANACOM na Delegação do Porto e o Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís dos Santos Fernandes.
A assistir estavam os presidentes de Junta e de Uniões de Freguesias do concelho.
Para efetuar este estudo, foram realizadas entre os três operadores móveis 1572 chamadas de voz, 279 sessões de dados, e 111 144 registos de sinal rádio, em cerca de 800 quilómetros em testes, entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro.
Foi possível concluir que o concelho de Vinhais dispõe de um serviço fraco, onde em muitos locais nem sequer é possível fazer chamadas ou utilizar dados móveis, sendo que em 35% dos casos, a qualidade é inexistente ou má.
A melhoria destes serviços tem sido uma reivindicação do Presidente do Município, que vai mesmo mais longe ao afirmar que a Rede 5G deveria começar no concelho de Vinhais.
As falhas neste tipo de serviços são, nas palavras do autarca “muito prejudiciais ao desenvolvimento do concelho, trazendo constrangimentos a vários níveis, como económico, social e educacional”.
João Cadete de Matos, deixou a garantia que até 2023, 75% de cada freguesia terá acessos de qualidade nos serviços de comunicação.