Filme “Aldeia do Diabo”

2021/08/19

O filme “Aldeia do Diabo” foi selecionado para mais um festival. Desta vez, o filme está em competição nas categorias “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Filme Português” na 3ª edição do CINENOVA, Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal. O festival é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH de Lisboa.
“Aldeia Do Diabo” e os outros 30 filmes em competição, foram selecionados entre as mais de 1400 curtas-metragens submetidas ao festival.
O filme mostra a relação entre os moradores da pequena aldeia de Cidões, no Norte de Portugal, e as crenças e tradições que a festa da Cabra e do Canhoto representam para eles. O filme acompanha a figura do Diabo como fio condutor de uma narrativa secular que é recorrente nas festas populares da região Trás-os-Montes.
Gravado na aldeia de Cidões, no concelho de Vinhais, o filme foi produzido no âmbito da residência artística Montanha Mágica. Um projeto idealizado e organizado pela FAL - Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior - UBI (Mestrado em Cinema), Câmara Municipal de Vinhais, e Associação Raízes da Aldeia de Cidões.