Jardim de Infância de Vilar de Lomba vai reabrir

2021/08/02

O acesso universal à educação é um dos valores mais importantes de uma autarquia. Por esse motivo, a Câmara Municipal de Vinhais, na pessoa do seu Presidente, Luís Fernandes, após vários pedidos à Dgeste (Direção Regional de Educação do Norte) e ao Secretário de Estado da Educação, João Costa, vai ser possível reabrir o Jardim de Infância de Vilar de Lomba, no próximo ano letivo, que inicia em setembro.

Defendendo o superior interesse das crianças e suas famílias, esta reabertura vai permitir que as crianças não tenham que percorrer várias dezenas de quilómetros, num concelho com uma grande dispersão geográfica e com condições atmosféricas rigorosas (gelo e neve), em vários meses do ano. Desta forma, terão acesso à educação de forma segura e confortável.

Este assunto foi discutido na reunião do Conselho Pedagógico de 19 de maio, e a sua reabertura foi aprovada por unanimidade. Foi ainda discutido no Conselho Municipal de Educação de 16 de junho, sendo também aprovada por maioria a sua reabertura, com a abstenção da Dr.ª Isabel Soares, em representação da Dgeste, por não ter competência para participar em tal votação.