CERIMÓNIA DE HOMENAGEM AOS VINHAENSES

2021/05/21

Nas palavras do Senhor Presidente:
"Permitam-me que deixe no entanto os maiores e melhores cumprimentos e as palavras mais sentidas para todas e todos os Vinhaenses.
Este gesto simbólico, e este pequeno ato que aqui estamos a fazer tem para mim, e estou certo, para todos nós uma importância muito grande, sendo na minha opinião uma das homenagens mais relevantes que podemos fazer neste dia do município.
Aquilo porque todos passamos durante o ano de 2020, de 2021 e que infelizmente apesar das nítidas melhoras, ainda não terminou, foi não tenho dúvidas um dos períodos mais difíceis que todos vivemos, mais incerto, e em que nunca sabíamos o que podia acontecer no dia a seguir. Estou claro a falar desta pandemia que marcou a história do Mundo.
O nosso concelho também foi claro atingido pelas consequências negativas que esta pandemia arrastou. Estas consequências negativas foram e são a vários níveis, mas os piores foram para quem esteve doente, em isolamento, ou ainda mais grave aqueles que faleceram vitimas desta doença e claro aqueles que viram partir os seus entes queridos.
Foram períodos únicos, difíceis, que nunca ninguém esperou viver. Nenhum de nós quer a nível individual, quer a nível institucional, estava preparado para isto.
Ninguém estava!
Mas felizmente com o esforço, com o trabalho, com a dedicação, com o sacrifício de todas as instituições do nosso concelho e com a postura, com a atitude, com a perseverança, com a ajuda de cada um dos Vinhaenses, foi possível ultrapassar todas estas dificuldades.
É por isso, mais que justo, é por isso mais que correto neste dia do município, neste ano de 2021, deixar um agradecimento profundo e ter uma gratidão enorme pela forma, pelo comportamento, pela atitude, pelo sacrifício que todas e todos os Vinhaenses fizeram para que estes tempos tão difíceis, fossem ultrapassados de uma forma menos penosa para todos nós.
Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, tal como todos os que aqui representamos a população do nosso concelho, é a homenagem que eu menos queria ter feito, porque era sinal que não vivíamos aquilo que vivemos, mas é ao mesmo tempo aquela que melhor representa aquilo que deve ser a nossa função enquanto eleitos pelo povo.
A melhor forma de agradecer, seja o que for e tal como dizia o Papa Francisco é dizer OBRIGADO. Por isso mesmo muito Obrigado do fundo do coração a toda a população do nosso concelho."