Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Vinhais sobre 'O 25 de Abril'

2021/04/25

Ao falar do 25 de Abril, falamos sempre do dia da Liberdade, e falamos provavelmente do dia mais bonito da história de Portugal.
Nos tempos que vivemos, em que fomos confrontados com a “falta de liberdade”, com o isolamento imposto por um vírus que irrompeu nas nossas vidas, que condicionou tudo e todos, em que a única certeza, é que o amanhã é uma incerteza, percebemos todos, o valor, a importância da liberdade.
Sei que estamos a falar de “Liberdades” diferentes, é verdade, mas percebemos agora ainda mais, que podermos viver sem restrições, sem isolamentos, sem confinamentos, é vital para a condição humana, tal como foi conquista da noite mágica do dia 24 para o dia 25 de Abril de 1974, em que um grupo de heróis mudou tudo e deu a Portugal e aos portugueses um futuro diferente, deu a Portugal e aos portugueses um horizonte de esperança. Por isso devemos olhar sempre para o 25 de Abril, não em termos ideológicos mas sim como uma das maiores conquistas, senão a maior conquista de um povo.
Foi essa conquista que permitiu fazer de Portugal um país diferente, fazer com que os portugueses tivessem todos os mesmos direitos, as mesmas oportunidades e que vivessem de uma forma livre, dignificando aquilo que é a verdadeira condição humana, que é respeitar e ser respeitado, independentemente da ideologia, da raça, da religião. Por isso a palavra Liberdade há-de ser sempre uma das mais bonitas, mas também aquela que mais responsabilidade traz a cada um de nós. Porque a Liberdade não é mais do que um direito que todos temos, mas que a todos responsabiliza no sentido de haver ainda um maior respeito, compreensão pelo próximo.
Assim, honramos ainda mais aqueles que de uma forma heróica lutaram para que um dia fosse possível viver em Liberdade.

O Presidente da Câmara Municipal de Vinhais,
Luís dos Santos Fernandes