Encontro Ibérico de Micologia

2015/11/03

Decorreu durante este fim de semana em Vinhais o Encontro Micológico do Atlântico. Este evento vai já na oitava edição, sendo que foi apenas o terceiro a ser realizado em Portugal.
A inauguração oficial teve lugar sexta feira ao fim da tarde no Centro Cultural de Vinhais e contou com a presença do Dr. Xavier Martins, Presidente da Comissão organizadora, Dra. Marisa Castro, Presidente do Comité científico, Dr. José Nuñes, Presidente do Grupo Micológico Galego, Dr. Sobrinho Teixeira Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e a representar a Câmara Municipal de Vinhais, Dr. Roberto Afonso.

O Dr. Xavier Martins, frisou a importância da colaboração da Câmara Municipal de Vinhais, do Parque Biológico de Vinhais e do IPB, pois foram fundamentais para o sucesso do Encontro Micológico.

Vinhais é a zona do país com catálogo micológico mais amplo e diversificado o que justifica bem a escolha feita para este encontro.

A micologia é um dos recursos florestais mais importantes e que ainda não está devidamente explorado, daí ser fundamental este tipo de encontros que nos remetem para a necessidade de conhecer e explorar estes recursos sem com isso diminuir a sua diversidade ou qualidade. Os cogumelos têm sido alvo de estudos variados em que tem sido possível comprovar o potencial antioxidante, antimicrobiano e anticancerígeno, o que mostra bem o seu relevo na indústria alimentar e farmacêutica.

No decorrer de uma das palestras foi ainda indicada a diferença entre os cogumelos silvestres e os cogumelos produzidos em ambiente controlado, sendo que os silvestres são muito melhores, menos calóricos, mais proteicos e mais energéticos. Durante o encontro foram feitas várias saídas de campo, em que os participantes recolheram várias espécies de cogumelos, que analisaram depois no laboratório improvisado presente no Centro Cultural.

• imagem