Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Candidatura a Programação Cultural em Rede – Imaterial aprovada

Vinhais panoramica 1 720 2500
2021/01/10

Os municípios do interior têm um papel preponderante na programação cultural nos seus territórios, bem como na sua dinamização, promoção e desenvolvimento, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade na perspetiva da valorização turística.

Como tal, e tendo consciência do potencial cultural existente em Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro, as respetivas autarquias estabeleceram um protocolo de parceria, através da operação “simbiose” que resulta de uma candidatura ao concurso Norte-14-2020-25 – Património Cultural: Programação Cultural em Rede – Imaterial, cuja candidatura foi já aprovada.

A operação “Simbiose” tem como objetivo dinamizar a oferta cultural em rede nos municípios de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda de Douro, tendo como base a coprodução e itinerância nos 3 Municípios de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes (culturais e naturais), nomeadamente: Parque de Montesinho em Vinhais, Albufeira do Azibo em Macedo e Douro Internacional em Miranda do Douro. Pretende-se assim contribuir para a melhoria do acesso à cultura e para a criação de novos públicos, em particular nos territórios de baixa densidade do interior.

Esta parceria contará com um modelo de gestão partilhado, sendo a entidade líder o município de Vinhais e tendo como entidades parceiras os municípios de Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro.

O Município de Vinhais, na qualidade de líder, é responsável pela contratação das Ações 3 e 4, referentes, respetivamente, a Produção Técnica e a Disseminação e Monitorização, orçamentadas no seu conjunto num total de 75.000 €.

Esta é uma forma de impulsionar o retorno da atividade dos agentes da área da cultura, cuja atividade se viu fortemente afetada pela pandemia de covid-19. Neste aspeto, importa referir a operação foi equacionada desde o seu início por forma a garantir o cumprimento das mais rigorosas medidas de proteção.