Tradição do Dia de Reis cumpriu-se

2021/01/06

A Covid-19 trouxe muitos constrangimentos ao nosso quotidiano. Hoje é dia de Reis, uma data que se assumiu desde sempre como tradição. Era neste dia que se reuniam grupos de pessoas que iam de porta em porta cantar os reis e dar as boas vindas ao novo ano. Anualmente e para manter viva a tradição, a Autarquia celebrava o Dia de Reis com um Encontro de Cantadores de Reis realizado no Centro Cultural Solar dos Condes, onde participavam grupos que chegavam de todo o concelho. Este evento tem como objetivo, manter uma tradição muito antiga, tanto no que toca à recolha das canções, bem como a escolha dos trajes. Este espetáculo permitia ainda reforçar os laços entre as comunidades locais e minimizar o isolamento social. Tendo em conta que este ano tudo está diferente e o isolamento social é essencial para evitar a propagação do vírus, não é possível realizar estes convívios. No entanto, e para não deixar passar a data em branco, o município de Vinhais convidou um grupo de alunos da Escola Municipal de Música que juntamente com o Professor responsável, se deslocaram ao exterior das IPSS’s (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do concelho para cantar os reis, onde marcou também presença o presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes. Esta iniciativa permitiu animar um pouco os utentes destas instituições que devido às circunstâncias têm estado mais isolados, mas serviu também como agradecimento a todos os que trabalham nestes locais e que têm desempenhado as suas tarefas com total empenho e dedicação.