Município de Vinhais oferece vacina Nimenrix

2020/12/04

Em novembro de 2017, por proposta do Presidente da Câmara, foi aprovado autorizar a aquisição de vacinas contra a Neisseria meningitidis do grupo B, para todas as crianças naturais e residentes do concelho, uma vez que, esta vacina não era comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde. Tendo em conta que, a partir de 1 de outubro, a referida vacina passou a estar integrada no Plano Nacional de Vacinação, alguns dos bebés nascidos no ano de 2020 já não vão usufruir deste apoio da autarquia. Como tal, e sendo que o município de Vinhais mantém a intenção de continuar a promover incentivos específicos que conduzam à fixação e melhoria de vida das famílias residentes no concelho, tendo em vista o aumento da natalidade. Assim, foi aprovado em reunião de Câmara, adquirir a vacina Nimenrix, indicada para imunização ativa de crianças com idade a partir de 6 semanas contra doenças meningocócicas invasivas causadas por Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W-135 e Y.
Devido às mudanças na incidência de infeções por Meningite da estirpe A,C,Y e W, a Sociedade Portuguesa de Pediatria deixa nova indicação para toma da vacina de todas as crianças.