Reabilitação de troços dos Rios Rabaçal e Tuela

2020/06/16

Reabilitação de troços dos Rios Rabaçal e Tuela

O PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, surgiu como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia, no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover em Portugal. Tendo em conta os objetivos do PO SEUR, a Câmara Municipal de Vinhais tem prevista uma reabilitação fluvial dos troços dos Rios Rabaçal e Tuela. No concelho de Vinhais é nesses rios que existem as populações de mexilhão-de-rio, mais saudáveis e com sucesso reprodutor de Portugal, listada pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), espécie que se encontra criticamente em perigo. Para analisar a situação e a qualidade dos troços estiveram presentes o Professor Catedrático Rui Cortes da UTAD, o Engenheiro Joaquim de Jesus (Freshwater/UTAD) o Arquiteto Luís Romba, e o Professor Amílcar Teixeira, pela coordenação do Projeto, a cargo do Instituto Politécnico de Bragança. Marcaram presença o Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vinhais, Artur Marques, o Presidente da Junta de Freguesia de Vinhais, Marco Costa e o Presidente da União de Freguesias de Soeira, Fresulfe e Mofreita, Manuel Lousada e o Representante da Junta de Freguesia de Vilar Seco, António Barreira, a quem foi apresentado o projeto e foi pedida uma participação ativa no mesmo.