COMUNICADO Nº7 - REABERTURA DO CEMITÉRIO MUNICIPAL E SANITÁRIOS PÚBLICOS

21 Maio 2020

Na sequência do decretamento do Estado de Calamidade em todo o território nacional, prorrogado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/2020, de 17 de maio, o qual teve em conta a prioridade de prevenção da doença, contenção da pandemia e garantia da segurança dos portugueses, aliada ao levantamento gradual das suspensões e interdições decretadas durante o período do estado de emergência, repercutindo-se agora num caminho de regresso gradual da atividade económica ao seu normal funcionamento, mediante a avaliação do quadro epidemiológico, sanitário, social e económico, caminho este que se pretende implementar através de diversas e subsequentes fases.

O Município de Vinhais informa que procede à reabertura do Cemitério Municipal e dos Sanitários Públicos, a partir do dia 22 de maio com as seguintes regras, que visam a proteção da população e o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde:

Cemitério Municipal

1. A permanência junto de cada campa é limitada a duas pessoas, durante o tempo estritamente necessário para cuidar do espaço ou prestar homenagem aos entes queridos, no máximo de 30 minutos;
  2. Cumprir as regras de distanciamento social de 2 metros e de etiqueta respiratória, sendo obrigatório a utilização de máscaras, conforme recomendações da DGS;
  3. Obrigatório a utilização de utensílios de limpeza próprios;
  4. A permanência de visitantes no Cemitério não pode ultrapassar, em momento algum, 10 pessoas, em simultâneo;
  5. Proibido ajuntamento de pessoas no interior do cemitério;
  6. Durante a realização de cerimónias fúnebres, será apenas permitida a entrada a quem acompanhar estas cerimónias – entidades religiosas, familiares e agentes funerários;
  7. Horário de funcionamento:
  • Terças e Quintas-feiras: 10:00h às 12:00h
  • Domingo: 16:30h às 18:30h

Mais se informa que se encontrará, no espaço, um funcionário municipal de forma a auxiliar no cumprimento das regras.

Sanitário Público junto ao Centro Cultural de Vinhais

1. 1.    Horário de Funcionamento:
  • Segunda a Sexta-feira: 9h00 às 16h00
  1. Só é permitida a entrada de uma pessoa de cada vez, com exceção das pessoas que acompanham crianças;
  2. Uso obrigatório de máscara;
  3. Higienização das mãos à entrada e à saída.

Face ao atual contexto da doença COVID-19, agradece-se a compreensão e colaboração de todos os cidadãos no cumprimento das regras definidas para a utilização dos espaços públicos, reiterando-se o apelo a toda a população em geral, que adotem um comportamento sereno e responsável, observando-se as recomendações das autoridades de saúde, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos, designadamente através das medidas distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória.

Vinhais, 21 de maio de 2020

O Presidente da Câmara Municipal,