NOTA DE IMPRENSA - “População de Vinhais é a menos endividada do distrito”

2015/10/16

Foi apresentado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que apresenta uma análise económica e financeira às contas dos 308 Municípios para o exercício económico de 2014.

Depois de analisada esta publicação, podemos verificar que o Município de Vinhais é o melhor a nível distrital e vigora nos lugares cimeiros a nível nacional.

No que concerne aos Municípios com menor dívida, sendo esta uma das variáveis mais importantes da gestão financeira das autarquias, Vinhais é o melhor no distrito, surgindo nos 36 melhores a nível nacional;

Vinhais é o melhor Município da região de Trás-os-Montes relativamente ao índice de dívida, aparecendo bem destacado no lote dos melhores 23 municípios a nível nacional.

No que concerne às Empresas Municipais, e tendo em conta o passivo exigível, podemos verificar que a ProRuris - (Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural EEM) é a melhor a nível distrital, e surge na 29ª posição a nível nacional (num universo de 208 entidades).

Estes resultados revelam um grande rigor e transparência na elaboração do plano e orçamento municipal. São a confirmação da confortável situação financeira, que o Município de Vinhais foi construindo, ao longo de vários anos, graças a uma gestão de rigor, que sempre procurou conciliar a contenção da despesa, com a necessidade de realizar investimento prioritário e promover a satisfação das necessidades básicas e a qualidade de vida dos munícipes do Concelho de Vinhais.

Gabinete da Presidência, 15 de Outubro de 2015