Répteis em Exposição na Casa da Vila em Vinhais

2015/10/09

O Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho, Casa da Vila em Vinhais, tem desde 10 de outubro uma exposição sobre Répteis, aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 9h00 ao 12h30 e das 14h00 às 17h30, até 30 de dezembro.
Nesta exposição é possível observar a evolução histórica das espécies desde que se tornaram conhecidos há 340-335 milhões de anos até à atualidade. Neste momento, existem 19.000 espécies de répteis, dos quais 10.000 são aves, 9.766 são tartarugas, lagartos, serpentes, anfisbénios, tuataras e crocodilos.
Esta exposição contém ainda informações gerais sobre as formas de alimentação de algumas espécies e as ameaças, como a introdução de espécies exóticas, o atropelamento nas estradas, a destruição e degradação de habitats, a captura para comércio ilegal ou para colecionismo. Por fim, existe ainda uma amostra dos répteis existentes no Parque Natural do Alvão, como a Lagartixa-ibérica, o Lagarto da Água, o Sardão, entre outros.
A mostra sobre Répteis foi organizada pela Câmara Municipal de Vinhais, o Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho e a Instituição de Conservação da Natureza e Florestas do Norte.

• imagem