Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Exposição Rituais de Inverno com Máscaras

123 1 720 2500
23 Novembro 2019

A cerimónia de inauguração da exposição Rituais de Inverno com Máscaras, aconteceu no dia 22 de novembro de 2019.
Esta, concretiza um projeto acarinhado pelo Instituto dos Museus e da Conservação, visando a divulgação do Ciclo Festivo de Inverno no Nordeste Transmontano, que é aqui marcado pela presença de personagens mascarados.
O complexo das celebrações do Ciclo de Inverno assume-se com um dos mais expressivos documentos etnográficos acerca da festa popular e das dinâmicas no Portugal rural, simultaneamente nos planos do património material e imaterial.
A exposição beneficiou de um levantamento sistemático traduzido na recolha de uma coleção para o acervo do Museu Abade de Baçal, no levantamento fotográfico no terreno, bem como de um levantamento vídeo que a acompanha e complementa.
O projeto foi coordenado cientificamente por Benjamim Pereira, que integrou o grupo fundador do Museu Nacional de Etnologia, e que nas décadas de 1960/70 realizou pesquisas e recolhas de terreno sobre as festividades de Inverno em Trás-os-Montes, tendo sido, o corpus documental, atualizado entre 1999 e 2001.
Esta exposição encontra-se no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais e pode ser visitada até ao dia 1 de março de 2020.

321