Os habitantes dos concelhos da CIM têm 90% de desconto no bilhete de autocarro até ao final do ano

2019/11/21

A população dos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes pode viajar por todo este território até ao final do ano por apenas alguns cêntimos.
Os bilhetes de autocarro entre os 9 concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes têm a partir de agora e até ao final do ano 90% de desconto, o que significa um investimento de cerca de 70 mil euros.
A CIM decidiu assim, aplicar desta forma, a tranche a que teve direito do PART - Programa de Apoio à Redução do Tarifário nos Transportes Públicos.
No total, existem 76 autocarros, 16 inter-regionais, 20 intermunicipais e 40 municipais. O objetivo do programa PART é diminuir o uso do carro e aumentar a mobilidade sustentável. Com os descontos que têm vindo a ser feitos tem-se verificado um aumento da venda de bilhetes.
As sucessivas reduções que têm ocorrido nos preços do bilhete equivalem a um investimento superior a 100 mil euros para compensar as operadoras.
Estas medidas têm sido tomadas enquanto a CIM ultima o plano de transportes para uma nova rede no território, que só deverá ficar pronto para ir a concurso público no próximo ano.