Vinhais - Transporte de doentes oncológicos

2019/06/27

Desde 2014 que a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) possibilita o transporte gratuito de doentes oncológicos ao IPO do Porto, para todos os que necessitem de tratamentos e consultas, independentemente dos rendimentos. Este apoio tem-se revelado fundamental para centenas de munícipes e das suas famílias. Em 2017, o transporte foi alargado para outros hospitais oncológicos, como em Vila Real.

Fazendo um balanço do primeiro semestre deste ano (2019), a autarquia contabilizou 150 viagens, transportando 420 pessoas.

Luís Fernandes, Presidente da CMV, considera que “cada vez mais e, infelizmente, este apoio se revela fundamental para os doentes poderem usufruir de tratamentos e consultas, que muitos não o conseguiriam ter sem ser desta forma”.

Em termos financeiros, o apoio anual ronda os 15 mil euros, investimento que, continuará a ser realizado, garantiu o autarca. Defendeu ainda que “esta é uma das melhores “obras” deste concelho, ajudar aquilo que verdadeiramente interessa: as pessoas”.