Autarquia propõe Apoio à Produção de Castanha no Concelho de Vinhais

2017/12/18
Decorreu no dia de ontem, 14 de dezembro, mais uma reunião da Câmara Municipal de Vinhais, onde foi apresentada pelo Presidente desse Órgão, Luís Fernandes, uma proposta que visa a aprovação imediata, por parte do Governo, de medidas compensatórias específicas para os produtores de castanha.
Vinhais foi pioneiro no pedido deste apoio ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, tendo em vista a minimização dos prejuízos resultantes da seca extrema e prolongada que se fez sentir, em particular nesta região. Tendo em conta o enorme valor que a castanha tem na economia deste concelho, havendo um grande número de produtores, o que se traduz em média em cerca de 15 mil toneladas/ano, número esse que tem vindo a ter um crescimento exponencial, pois o investimento no setor é cada vez maior, com novas plantações e formas de produção e colheita que a evolução também tem trazido. Estima-se que no presente ano, devido às condições climatéricas, tenha havido uma quebra de cerca de 50% na produção, o que significa um elevado prejuízo para os produtores, assim, a atribuição deste apoio é fundamental.
A proposta foi aprovada por unanimidade, e irá agora ser enviada às entidades competentes, a fim de alcançar o objetivo, o apoio que é devido aos produtores de castanha.