Cerimónia Oficial de Abertura - Rural Castanea

2016/10/21
A abertura oficial da RuralCastanea – Festa da Castanha de Vinhais realizou-se a 21 de outubro de 2016, pelas 18h30, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Dr. Américo Pereira, Presidente da Assembleia Municipal de Vinhais, Dr. Horácio Afonso, vereadores do município de Vinhais, Presidentes de Junta do concelho de Vinhais, representantes da Assembleia de freguesias, autarcas de vários locais do distrito, entre outras entidades civis, militares e religiosas.
Américo Pereira, aquando do seu discurso referiu que “esta feira é uma homenagem aos agricultores, aos produtores, à economia da região e é um incentivo para que se continue a apostar forte naquilo que é o desenvolvimento rural do país.” Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Vieira, o autarca vinhaense aproveitou para referir que “está a ser discutido pelo governo as medidas de valorização do interior, que pretendem alavancar a economia rural desta zona do território de Portugal” o que se revela “para todos, algo extremamente importante” porque demonstra que “o governo pretende olhar para o interior e valorizá-lo com a dignidade que merece” acrescentando que “o país percebeu que os territórios do interior, os territórios agrícolas são algo absolutamente essencial para a economia do país”.
Por sua vez, Luís Vieira, referiu que “o governo tem encontrado formas de promover cada vez mais a agricultura e ao mesmo tempo diferenciar positivamente os pequenos agricultores”. O governo “está a trabalhar no sentido de continuar a valorizar a produção para que os produtos tragam rendimento, retorno para os agricultores”. Acrescentou ainda que o objetivo do governo é “continuar a apoiar a agricultura” porque é um sector, que nos últimos anos, apresenta “taxas de aumento superiores a outros sectores de atividade da economia portuguesa”.
Após os discursos, a comitiva foi visitar todos os espaços da feira.