XIV Encontro de Cantadores de Reis

2016/01/17

O XIV Encontro de Cantadores de Reis saudou o novo ano e animou a tarde de ontem, 17 de janeiro, no Teatro Municipal do Centro Cultural de Vinhais.

Ao todo estiveram em palco onze grupos de Cantadores de Reis vindos de vários locais do concelho de Vinhais, como: o Grupo de Cantares de Agrochão, O Grupo de Cantares da Junta de Freguesia de Ervedosa, o Grupo de Cantares de Espinhoso, a Associação Caretos de Ousilhão, a Universidade Sénior de Vinhais, a Associação Recreativa e Cultural Santa Eulália de Santalha com os Gaiteiros de Zido, o Grupo de Cantares da Associação e União de Freguesias de Sobreiró de Baixo e Alvaredos, Freguesia de Vale das Fontes, Grupo de Cantares Tradicionais de Vilar dos Peregrinos, Grupo Coral de Vinhais e Grupo de Penhas Juntas.

Os 250 cantadores abrilhantaram a tarde, preservando a tradição tanto a nível da recolha das músicas como na utilização dos trajes. No final de cada atuação foi-lhes entregue um diploma de participação e uma lembrança dada pelo Vereador da Cultura, Roberto Afonso, em nome do Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira.

Américo Pereira enalteceu este tipo de eventos culturais que permitem o intercâmbio cultural, reforçar os laços entre as comunidades locais e minimizar o isolamento social.