Vinhais com águas de qualidade excelente para banhos

2015/06/09

Vinhais é o concelho do distrito de Bragança com mais praias fluviais com águas de qualidade excelente para banhos.São elas: Ponte de Soeira, Ponte da Ranca e Ponte de Frades. Esta classificação é realizada de acordo com a Diretiva n.º 2006/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de fevereiro, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, foi transposta para o Decreto-Lei n.º 113/2012 de 23 de maio, que estabelece o regime de identificação, gestão, monitorização e qualidade das Águas Balneares.

Os dados estão divulgados no sítio da internet da Agência Portuguesa do Ambiente APA). A publicação desta amostragem definida pelo Decreto-lei supracitado consagra maior transparência e informação ao público. A frequência desta amostragem é realizada de 3 em 3 meses e é alvo de um plano estabelecido anualmente que tem por base o historial de qualidade de cada zona balnear, que se inicia a partir de 15 de junho a 15 de setembro de 2015.

Esta melhoria contínua tem-se verificado desde 2010 e resulta na implantação do Plano Estratégico delineado pela Câmara Municipal de Vinhais, na gestão eficiente das águas residuais e saneamento.