Presépio Vivo

2015/12/19

A 19 de dezembro, sábado, realizou-se o oitavo Presépio Vivo, na zona histórica de Vinhais. Este evento foi realizado e organizado pelos alunos da Escola Básica e Secundária D. Afonso III de Vinhais com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, Junta de Freguesia de Vinhais, Parque Biológico de Vinhais, Associação Vinhais Solidária, Cruz Vermelha Portuguesa, Alumínios Leonel Lousada, Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Estúdios Cave e IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Durante aproximadamente duas horas foram retratados vários momentos do nascimento de Jesus, desde a aparição do Anjo, passando pela procura de alojamento, até ao nascimento e visita dos Reis Magos, pastores e restante população ao estábulo.
Este ano, pela primeira vez, foi recriado o conto “Natal”, de Miguel Torga.
A tarde teve animação constante com cânticos, jogos e danças ao mesmo tempo que decorreu a Feira de Natal. No final foi escolhido “O Melhor Doce de Natal”, um concurso de iniciativa do Clube de Cidadania da Escola Básica e Secundária D. Afonso III de Vinhais conjuntamente com a Junta de Freguesia de Vinhais.
Para além da representação, o Presépio Vivo tem uma vertente social que consiste na recolha de alimentos, brinquedos e roupas, que serão entregues à delegação de Vinhais da Cruz Vermelha Portuguesa, para distribuir pelas famílias mais carenciadas do concelho de Vinhais.