VINHAIS APOIA OS CRIADORES DE PORCO BÍSARO E OS PRODUTORES DE FUMEIRO DO CONCELHO DE VINHAIS

2022/12/21

Em abril de 2021, foi aprovado o Regulamento Municipal de Apoio aos Criadores de Porco Bísaro e Produtores de Fumeiro de Vinhais IGP do Concelho de Vinhais que pretende aumentar o número de porcos bísaros no concelho, dando um incentivo monetário aos criadores, ao mesmo tempo que se valoriza a matéria-prima e os produtos IGP e DOP que o concelho de Vinhais tem.

A Câmara Municipal de Vinhais atribuiu um montante monetário distribuído da seguinte forma: Fêmeas Reprodutoras (30,00€/cada); Machos Reprodutores (20,00€/cada) e Engordas abatidas no Matadouro de Vinhais (15,00€/cada). Desta forma, já foram entregues mais de 4 mil euros.

Este tipo de apoios somam-se a todos os outros que são dados pelo Município, como por exemplo, apoio na sanidade animal, piquete veterinário e outros atribuídos também à ANCSUB, que tem como objetivo valorizar ainda mais a importância do Fumeiro no concelho de Vinhais e fazer com que mais pessoas se dediquem a este setor.