CÂMARA MUNICIPAL DE VINHAIS APROVA MOÇÃO “QUEBRA NA PRODUÇÃO DE CASTANHA NO CONCELHO DE VINHAIS”

2022/12/21

A Câmara Municipal de Vinhais aprovou em Reunião de Câmara, no dia 21 de dezembro de 2022, e sob proposta do Presidente, uma moção tendo em atenção a quebra na produção de castanha no concelho de Vinhais.

Apesar de já na abertura da Festa da Castanha, no dia 28 de outubro de 2022, na presença da Senhora Ministra da Agricultura, se ter referenciado que a quebra na produção de castanha iria ser muito significativa e com enormes prejuízos económicos para o concelho de Vinhais, e em que houve um compromisso por parte da Senhora Ministra de tomar medidas para minimizar estas quebras. A Câmara Municipal aprovou esta moção para reforçar a necessidade e a urgência destas medidas.

Assim, esta moção que resulta também da informação de todas as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, sobre esta quebra em cada uma das localidades, após um levantamento exaustivo, bem como a informação da Arborea - Associação Agro-florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, que lida diretamente com este setor, mostra de uma maneira inequívoca, os valores da quebra na produção de castanha na ordem dos 10 milhões de euros.

Este valor para um concelho como o de Vinhais é dramático e vai afetar a vida de muitas famílias deste concelho.

Pretendemos assim, que sejam de imediato formadas medidas por parte do governo no sentido de apoiar os produtores tal como está a ser feito, e bem, noutros apoios que estão a ser dados pelo governo nas várias áreas em que as pessoas são afetadas.