Sessão de Esclarecimento sobre problemas da seca e combate à Vespa a galha do Castanheiro

18 Março 2022

O dia de ontem, 17 de março, foi dedicado à agricultura em Vinhais.
Durante a manhã, e a pedido da Câmara Municipal de Vinhais, houve uma reunião com agricultores e associações ligadas à agricultura e Juntas de Freguesia sobre os problemas causados pela seca e apresentação das medidas de apoio, conduzida pela DRAPN (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte), com a presença da diretora, Carla Alves e do Presidente da Autarquia, Luís Fernandes.
À tarde, decorreu uma sessão de divulgação sobre os trabalhos da Comissão Nacional do Combate à Vespa das Galhas do Castanheiro. Na Sessão de Abertura estiveram a Subdiretora da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária) Ana Paula Carvalho, a Diretora da DRAPN, Carla Alves, e o Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes.
A apresentar os trabalhos desenvolvidos estiveram elementos da DGAV, da REFCAST (Associação Portuguesa da Castanha) / INIAV (Instituto. Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), IPB (Instituto Politécnico de Bragança), ARATM (Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro), DRARAM (Direção Regional de Agricultura da Região Autónoma da Madeira).
A Vespa das Galhas do castanheiro tem sido um problema grave que tem afetado em grande escala a produção da castanha, mas como foi possível comprovar ontem na apresentação dos trabalhos, tem sido feito um grande trabalho para diminuir as consequências deste flagelo na produção da castanha, a exemplo disso está o município de Vinhais que tem investido muito e continuará a investir para ajudar os agricultores deste concelho que é um dos maiores produtores a nível nacional.

275954059_302783381957171_2736288950099140787_n

275953587_302784388623737_6781171547243192198_n