Moção Ligação Transfronteiriça Macedo de Cavaleiros – Vinhais- Gudiña

17 Janeiro 2022

O município de Vinhais, não deixa, nem deixará de reivindicar esta ligação estruturante para o concelho, para Macedo de Cavaleiros, para a região e para o país.

Cada vez mais se justifica esta ligação, agora que foi inaugurada (a 20 de dezembro) a estação “Portas da Galiza” na Gudiña e que permite a ligação 4 vezes por dia entre Ourense e Madrid de Comboio de Alta Velocidade. Além disto a A52 Autoestrada que liga Vigo a Madrid, encontra-se também aqui a uma distância de 30 km.

Quando todos percebemos que a valorização do Interior, tem que passar pelo desenvolvimento das regiões transfronteiriças, esta ligação será e tendo em atenção as duas valências atrás referidas (o Ave e A52) uma das formas de melhorar, valorizar e desenvolver estes territórios.

Importa por isso e como o próprio Ministro das Infraestruturas Dr. Pedro Nuno Santos referiu aquando da inauguração da Feira da Castanha em Vinhais, não deixar cair esta ligação, bem antes pelo contrário, e arranjar forma de a financiar para que possa ser uma realidade no futuro.

Assim, a Câmara Municipal de Vinhais, aprovou por unanimidade uma moção a reivindicar esta ligação que será enviada a várias entidades e também como é normal a todos os Partidos Políticos que concorrem a estas eleições legislativas de 30 de janeiro, para que também percebam que não basta falar do desenvolvimento do interior, é preciso acções que tornem esse desenvolvimento uma realidade. Da parte do município de Vinhais este será sempre um objetivo do qual não vamos desistir.