Moção Implementação de redes 5G no concelho de Vinhais

17 Janeiro 2022

O concelho de Vinhais é atualmente dos concelhos do País com maior défice em termos de rede móvel, quer ao nível das redes de telemóveis, internet e mesmo com graves lacunas ao nível do TDT.

Isto mesmo foi apresentado em Vinhais pelo próprio presidente da ANACOM, com estudos que demonstram esta situação. Sendo que até nos parece que o estudo é melhor do que a verdadeira realidade que temos no terreno.

Quando todos percebemos até fruto da pandemia que atravessamos, que uma das melhores formas de potenciar estas regiões é ao nível do digital, criar condições para que várias pessoas se fixem nestas terras, devem ser estas as primeiras a ter acesso à rede 5G, dado que está inscrito no Programa de Recuperação e Resiliência e tem por isso a devida componente financeira para ser realizado.

Como tal, a Câmara Municipal de Vinhais, aprovou por unanimidade uma moção, no sentido de reivindicar que este concelho sendo um dos que mais dificuldades têm a este nível tem que ser dos primeiros a ter acesso a rede 5G, até no sentido de todos terem as mesmas oportunidades.

Quando percebemos que atualmente é possível com bons acessos aos meios digitais, trabalhar em qualquer parte do mundo, esta é uma das melhores formas de atrair população para os nossos territórios, principalmente população jovem.

Criar condições a este nível, dotar o concelho de Vinhais de meios funcionais das redes móveis vai permitir fixar aqui mais população.

Assim, esta moção será enviada às várias entidades e a todos os partidos políticos para que eles também se comprometam sobre este tema.