Cerimónia de Entrega de Prémios

07 Novembro 2021

CONCURSO DA CASTANHA
O objetivo principal é “promover e divulgar as atividades económicas, decorrentes da produção da castanha, fomentando a sua qualidade com utilização de variedades que melhor se adaptem à região e que mais se valorizem comercialmente.”
O concurso é aberto a todos os produtores de castanha do concelho de Vinhais e realizou-se sábado, dia 6 de novembro, no Pavilhão Multiusos.

CONCURSO DE DOÇARIA COM CASTANHA
A Rural Castanea promove todos os anos um concurso de doçaria com castanha, onde todos podem participar, e no qual o tem mais importância é mostrar criatividade e inovação.
A castanha, pelas suas características, é um importante ingrediente utilizado, cada vez mais, na cozinha portuguesa, principalmente na doçaria.
De forma a valorizar cada vez mais este produto de excelência, realizou-se mais uma vez, o Concurso de Doçaria com Castanha, com o objetivo de promover receitas locais, contribuindo para a comercialização deste produto ao longo do ano.
De salientar que tem havido cada vez mais inscrições e que a criatividade tem estado num patamar elevado e diferenciado.
Parabéns a todos os participantes!

CONCURSO DO MEL
Como também já vem sendo habitual, a Rural Castanea contou com mais um Concurso do Mel que pretende “dar a conhecer e valorizar a qualidade, especificidade e diversidade do Mel” produzido no concelho de Vinhais.
Realizado pela Câmara Municipal de Vinhais e pela Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho, contou este ano com a participação de 12 produtores de mel, dos vários pontos do concelho de Vinhais.
Estes números evidenciam a importância crescente que o certame e estes concursos têm adquirido ao longo do tempo. Este concurso também serve para mostrar as boas práticas na produção do mel de elevada notoriedade sensorial.